9 de abril de 2010

Como vasos nas mãos do oleiro

Certa vez eu tive a oportunidade de ver um vaso sendo confeccionado por um artesão. Achei tão lindo, tão interessante e acreditem, é muito mais trabalhoso do que parece. São muitas etapas... Primeiro, o oleiro separa o barro. Na verdade ainda é uma lama feia, cheia de impurezas e que geralmente cheira mal. À primeira vista ninguém imagina que daquilo pode se fazer algo útil e bonito. A seguir ele começa a amassar a lama para eliminar as bolhinhas de ar. Elas parecem inofensivas, mas se ignoradas, farão o vaso rachar quando for ao forno e todo trabalho terá sido em vão. Enquanto amassa, ele remove pacientemente todas as pedrinhas que tanto comprometem a qualidade e a beleza do vaso. Amassa daqui, amassa dali, a gente começa a ficar impaciente e ansioso... Não dá pra ser mais rápido?
O oleiro nem se incomoda com os olhares ansiosos. Ele domina muito bem o seu trabalho. O barro é então colocado no centro da roda, onde ele começa a dar forma ao que era apenas um monte de lama.
Finalmente, chega a etapa final quando o vaso é levado ao forno. Hora de ser provada a sua resistência antes de ser considerado pronto para o uso.
Qualquer semelhança não é mera coincidência, não é por acaso que Deus disse que somos para Ele como barro nas mãos do oleiro (Jeremias 18:6). Estávamos desprezados, sujos, sem nenhuma beleza quando ele nos escolheu. Muitos eram considerados casos perdidos! Mas mesmo assim ele começou a sua boa obra eliminando as bolhinhas do orgulho, do egoísmo, da vaidade, da culpa, as falhas de caráter; removendo as pedrinhas dos vícios, das feridas, das mágoas. Aquilo que estava escondido vem à tona para que possa ser tratado. O processo é dolorido, é desconfortável. Nos debatemos, saímos do centro da sua vontade... Pacientemente ele nos resgata e começa tudo de novo.
Passada essa etapa a aparência já é outra, já estamos mais lisinhos, a mudança é perceptível. Aqueles que não acreditavam já começam a nos perceber e a nos ver com outros olhos. Já estamos nos sentindo mais leves, mais bonitos, já sorrimos, as pedrinhas não nos incomodam mais. Quando tudo vai ficando calmo, quando a roda para, nos resta a prova final: o fogo. Só mais um pouquinho e o vaso estará pronto para ser usado. Por fim, o oleiro olha para a sua obra e fica satisfeito. Valeu a pena todo aquele trabalho, valeu a pena ter sujado as mãos, ter recomeçado algumas vezes. Ele foi o único que acreditou desde o começo que aquela lama suja se tornaria um lindo vaso.
Eu não sei se você ainda está no lamaçal, está sendo amassado, está na etapa das pedrinhas, na prova de fogo, ou quem sabe está fora do centro da roda.
A verdade é que uma vez separados, somos Dele, e se Ele é o Oleiro quem somos nós para questionarmos os seus métodos? Porque não nos redermos ao único que acreditou em nós, ao único que se importou ao ponto de “sujar as suas mãos” por nós? Melhor que resistir, é confiar completamente em Seu amor em Sua fidelidade. Ele não vai deixar o trabalho pela metade, e sem dúvida o resultado será maravilhoso como tudo que Ele faz.

Pai, me perdoe por querer me governar tantas vezes. Chega de resistir, de reclamar, de questionar, chega de sair do centro da sua vontade. Que seja como o Senhor quer e não como eu quero. Que se estabeleça em minha vida, em meu coração, nas minhas emoções, na minha vontade o teu senhorio. Tu és o Oleiro e eu o barro.

3 comentários:

  1. Linda essa mensagem Anna, assim como as demais!!!! Seja mais abençoada e guiada nos posts!!!! grande beijo!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Biga linda! A cada dia admiro mais esse seu dom! Sua leitura é tão magnífica que me sinto em paz... é como se eu quisesse dizer tudo aquilo e n soubesse... aí vc faz esse trabalho por mim...parece q vc me lê!rs
    Eu leio seus posts e sinto-me orando!
    Deus a abençoe!
    Obrigada por existir em minha vida!

    ResponderExcluir
  3. Olá Maninha!

    Concordo com os outros comentário. Bastante profundo o que vc escreveu. O cuidado e paciência de um oleiro é uma metáfora perfeita do amor de Deus por nós. É bom saber que, por mais trabalhoso que seja o processo, Ele não desiste de nos moldar ... "Aquele que em vós começou a boa obra a aperfeiçoará até o dia de Cristo Jesus."

    Que Deus abençoe você.

    A propósito... Fiquei muito feliz em ver que vc voltou ao meu blog. Obrigado pelos comentários.

    ResponderExcluir