15 de março de 2010

Até quando?

“Samuel, até quando você vai se entristecer por causa de Saul?”
I Samuel 16:1

Essa pergunta ecoou em meu coração dias atrás. A princípio eu não entendi direito o que ela queria dizer, mas o Espírito Santo me trouxe a clareza que eu precisava.
Atendendo ao pedido do povo de Israel, que queria um rei de carne e osso custasse o que custasse, Samuel é enviado para ungir Saul.
Pois é, a história de Saul tinha tudo para ser um exemplo de sucesso. O primeiro rei,muito desejado pelo povo, escolhido por Deus, bonitão... Entretanto, não é essa a lembrança que se tem dele hoje, mas de um rei atrapalhado, precipitado, inconseqüente e tolo. Fez tudo errado. De oferecer sacrifícios sem autorização, a consultar uma feiticeira.
A ansiedade de Saul lhe custou a unção de Deus que estava sobre ele, que garantia a perpetuação do seu trono e que significava vitória sobre os inimigos. Ele não era mais o mesmo. Não profetizava mais, não realizava grandes feitos em suas batalhas. O seu reinado perdeu o brilho e ele se tornou um homem oprimido, inseguro e fraco.
Mesmo confiando e amando o Senhor, Samuel se entristeceu por Saul. Imagino Samuel olhando para trás, se lembrando de quando o conhecera, de como era imponente e belo, e se perguntando: “será que eu fiz algo errado?, será que eu não o instruí direito? ”.
Deus já havia rejeitado Saul como rei, já olhava para Davi cuidando das ovelhas de seu pai, tocando sua harpa, mas Samuel ainda estava preso ao passado. Ainda se lamentava pelo que havia acontecido até que o Senhor lhe pergunta: “até quando?”.
O mesmo acontece conosco muitas vezes não é mesmo? Mesmo sabendo que não há nada a ser feito pelo que passou continuamos remoendo, nos entristecendo pelos nossos “Sauls”.
Mas essa é a palavra de Deus para nós hoje. Não é mais tempo de olhar para trás, de lamentar, de se culpar ou de imaginar como poderia ter sido. E preste atenção: não há ninguém que possa frustrar os planos de Deus porque Ele não depende de ninguém para efetuá-los. Saul fracassou, mas os propósitos de Deus se mantiveram, e Ele encontrou em Davi alguém disposto a realizá-los. Por isso alegre-se! A Terra ainda gira e a vida continua graças a Deus! Nele temos a certeza de um futuro de paz onde as coisas velhas se tornam insignificantes diante das novas! Chega de lastimar por Saul e pelo seu insucesso. O Senhor está levantando Davi e com ele um novo tempo,um novo reinado, muito superior. De um rei imaturo e rebelde para um homem segundo o Seu coração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário