14 de junho de 2011

Ouvindo a voz de Deus

Antes Deus fala uma e duas vezes; porém ninguém atenta para isso. Jó33:14

Durante um bom tempo, ouvir alguém dizer “Deus falou comigo” me deixava encafifada.
Quem essa pessoa pensa que é? Deve se achar muito especial para dizer que Deus falou com ela! Que eu saiba Deus só fala com pessoas muito especiais,escolhidas a dedo!
Mas sabe que isso não é verdade? Deus fala o tempo todo com seus filhos. A Palavra nos ensina que os filhos de Deus são guiados pelo Espírito de Deus(Romanos 8:14).
Sabe o que isso quer dizer? Que todos os dias Deus fala conosco, em todas as situações, das mais simples e pequenas até as mais complexas e difíceis de resolver.
A questão é que a voz de Deus nem sempre é uma voz. Aliás, quase nunca é uma voz. Às vezes esperamos uma direção em forma de uma voz de trovão, esperamos por um sinal como o sol parar, um anjo de três metros aparecer, um sonho ou até um profeta trazendo uma mensagem que começa com “eis que te digo” , “assim diz o Senhor” e coisas do tipo(não que essas coisas não aconteçam). Essas coisas acontecem também mas melhor do que receber sinais externos da vontade de Deus é ouvir dentro de nós o que Ele deseja.É estar em paz de forma a não restar dúvidas de que estamos no caminho certo.Por outro lado, é não ignorar a ausência de paz,o incômodo do Espírito quando estamos prestes a enveredar pelo caminho errado.
Meus amados, tenho aprendido que Deus não tarda em falar conosco e usa dos métodos mais inusitados para atingir nosso coração.
O que nos falta é parar, atentar para a sua voz e para as sensações que o Espírito nos provoca. Estamos ligados, conectados com o coração de Deus pelo nosso espírito. Temos o próprio Espírito de Deus dentro de nós! Como não saberemos por onde andar? Como não saberemos o que fazer ou dizer? Não nos falta direção! Não andamos mais em trevas, mas andamos na luz.

Já tentou caminhar no escuro? É inseguro, amedrontador. Sem saber o que nos aguarda, se devemos avançar, se mudamos a direção, se recuamos...mas quando há luz, vemos o que está adiante de nós. Vemos se há algum empecilho, e se o próximo passo nos leva a um abismo, mudamos o sentido e avançamos pelo caminho mais seguro.

Mas como saber quando Deus fala conosco? Como ouvir a voz de Deus? Como saber a vontade de Deus?

Primeiramente pela Palavra . Ela nos ensina tudo que precisamos saber sobre a vontade de Deus para nossas vidas. Nunca estará desatualizada,se renova, traz consolo, encorajamento, luz, é viva, faz separação entre juntas e medulas. Pode ser geral como pode ser específica!
Pode já ter dito muitas coisas, mas pode dizer algo novo num momento de necessidade!

Deus também fala através de outras pessoas. Nossa! Ele faz isso mais do que nos damos conta! As vezes um sorriso, um abraço, uma experiência compartilhada nos marca como se a própria mão de Deus nos tocasse!
Infelizmente, a maioria das pessoas tem essa como a sua única ou preferida forma de ouvir a Deus. Muitos preferem viver do que Deus fala a outras pessoas, ignorando a presença desse mesmo Deus dentro delas. Buscam o conselho dos homens porque acham mais fácil Deus falar com o outro do que com elas próprias.

Mas a maneira mais comum com a qual Deus fala conosco é por impressões no nosso espírito. Você já sentiu aquela luz vermelha acendendo por dentro antes de tomar uma decisão?
Sabe aquela coisa te “arranhando”, te freando? Sabe aquela travada que dá que parece que nos cola no chão?
É Deus falando conosco. Sabe aquela lembrança repentina daquele ente querido que você não vê há tanto tempo? Sabe aquela paz? Sim, porque a paz de Deus é nosso guia. Não está sentindo paz? Abre o olho, porque onde Deus está há paz e por ela seremos guiados! (Isaías 55:2)
Percebe o quanto Deus tem falado contigo?
Queridos, Deus nos chama para um relacionamento íntimo e verdadeiro com ele. Para de tagarelar sem parar na presença de Deus! Sossega!
Para de pedir para Ele falar e ouve! Esquece as orações cheias de jargões e frases prontas. Simplesmente fala com Ele e é certo que Ele falará com você.

Nenhum comentário:

Postar um comentário