7 de junho de 2011

Graça II

A graça de Jesus tem me tirado de tempo ultimamente,tem me feito entender cada vez menos o amor de Deus e consequentemente amá-lo cada vez mais. Dentre as várias contradições do evangelho, a graça é uma das mais fascinantes e intrigantes pra mim. Não dá pra entender a graça, a gente só pode aceitar. Não dá pra conquistá-la, merecê-la. Ela é uma mão estendida em nosso favor invariável e inexplicavelmente.
Alguém me pergunta,por que? Pergunte a uma mãe porque ele amamenta o seu filho. Tem justificativa para esse tipo de ato? É amor puro. Ela dá e se doa porque ama, e ama porque ama. Amou desde sempre, e sempre vai amar.
Mas a gente tem dificuldade de aceitar respostas simplistas.
“Não deve ser só isso....deve ter algo que eu precise fazer para conquistar, para fazer por merecer pelo menos um pouquinho dessa graça. Afinal de contas nada nessa vida vem de graça.”
Acho que foi isso que um certo jovem pensou quando foi ao encontro de Jesus certa vez:

"Bom Mestre, que farei para herdar a vida eterna?" Marcos 10:18

Jesus começou a citar os mandamentos e imagino a sensação de alívio que tomava o coração desse jovem, ao perceber que estava cumprindo a Lei desde sua adolescência. O que ele não sabia é que para o homem é impossível cumprir toda a Lei. Mesmo cumprindo os seis primeiros mandamentos citados por Jesus, ele esbarrou no primeiro. O amor a Deus acima de todas as coisas havia sido tomado pelo amor às riquezas, ao dinheiro e aos muitos bens que ele possuía.
Logo se viu impotente. Ele também precisava da graça.
Não tem jeito, não importa o quão bom filho, bom marido, bom funcionário, bom pai você seja. A natureza humana, falha e caída como é, mais cedo ou mais tarde vai expor a carência e necessidade extrema e desesperada da graça de Deus.
Os assassinos precisam da graça, os bons moços também. Os falsos, mentirosos, violentos, cruéis, as prostitutas precisam da graça, mas aquele seu vizinho moralmente incorrigível também.
O jovem saiu triste da presença de Jesus quando percebeu que tudo que ele fazia não era suficiente para herdar o Reino de Deus.
Muitos vivem assim, tristes, frustrados, se sentindo incapazes de herdar o Reino simplesmente porque não aceitam a contradição da graça. É só dizer que sim, é só receber, é estender a mão e aceitar. Simples assim.
Esqueça as fórmulas, os rituais sagrados, a lista interminável de proibições. É de graça!

Pai, eu te amo! Descobrir a Tua graça mudou a minha vida! Antes perdida, sem rumo, um vazio imenso dentro de mim... tentava fazer tudo certinho para ter o reconhecimento e a aceitação das pessoas que, tão perdidas e vazias quanto eu só tinham críticas a oferecer. Resultado: frustração!
Mas hoje fui encontrada, amada, restaurada, aceita e só precisei dizer sim para o teu amor!
Eu não entendo...mas reconheço que preciso e aceito esse amor, esse braço estendido. E sabe Pai, Ele é tudo que eu preciso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário