7 de novembro de 2010

Meu nome é Jonas!


Nunca imaginei que em algum momento encontraria tanta semelhança entre a minha vida nos últimos tempos e a pitoresca história de Jonas.
Para quem não conhece, Jonas foi um profeta da Bíblia que ficou conhecido por quase ter virado comida de peixe. Sem dúvida essa é uma daquelas histórias bíblicas vista com muita desconfiança pelos mais céticos por ser meio absurda.
Jonas recebeu de Deus uma missão, uma ordem de ir a Nínive anunciar o juízo que viria sobre eles se não houvesse arrependimento. Mas ele não gostou muito da idéia, discordou, e resolveu embarcar caladinho num navio que o levaria a um destino contrário. Mas o que ele achou que seria um esconderijo seguro, longe do propósito de Deus de tornou-se literalmente uma tempestade. Onda vai,onda vem,os tripulantes estavam aflitos apelando pra todos os deuses, jogando tudo no mar quando descobriram que Jonas era o responsável por toda aquela situação. Sem perda de tempo lançaram o problema ao mar.
Jonas esteve perto da morte, e das entranhas do peixe comilão ele clamou ao Senhor que o ouviu e o livrou trazendo-o de volta à terra seca. Vale a pena dar uma lida na oração que ele faz no cap.2.
Sabe o que me mais me chamou a atenção nessa história louca? É que depois que Jonas volta à terra o Senhor fala com ele mais uma vez, como se fosse a primeira, como se ele não tivesse fugido, como se ele não tivesse falhado, sem lançar em rosto sua desobediência, seu egoísmo,sua covardia, o Senhor dá ao profeta fujão uma segunda chance.
Tantas coisas tinham acontecido, tantos erros,contratempos, mas o propósito de Deus continuava firme e a missão de Jonas ainda estava de pé.
Essa palavra tocou fundo meu coração. Um dia Ele me deu uma direção e eu também corri para o lado oposto. Achei que alguns anos depois tudo estaria apagado e esquecido e que os planos de Deus mudariam com o passar do tempo. Ledo engano. Minha desobediência só me levou a lugares de turbulência e desespero. O que era pra ser um esconderijo seguro se tornou tormento, lá estava eu submersa, sufocada e só.
Até que ele ouviu o meu clamor e me trouxe de volta a vida, mas não parou por aí. Hoje me dei conta de que a missão que ele me deu há tantos anos continua de pé porque os dons e o chamado de Deus são irrevogáveis. Os Seus planos não podem ser frustrados.
Mesmo andando por caminhos adversos eu nunca deixei de ser quem eu sou, e a missão que ele me deu nunca deixou de ser minha.
Eu tentei me esquivar, mas foi Ele quem me escolheu e não há para onde eu possa fugir do seu chamado. Fui pescada, fisgada pelo seu amor e decidi: nunca mais volto atrás.

Nenhum comentário:

Postar um comentário