4 de agosto de 2010

A beleza do serviço

Temos muito que aprender com Jesus. Sem dúvida Ele é o nosso maior exemplo e mais do que imitá-lo nosso desejo deve ser conhecê-lo, ouvi-lo, aprender com ele a ponto de nos tornarmos semelhantes.
Uma das características que mais me impressiona e me constrange no comportamento de Jesus é a sua disponibilidade.
Ele estava sempre disponível. Já naquela época isso era tão raro, nos dias de hoje nem se fala. Não devia ser fácil. Aquela multidão o seguia aonde fosse. Todo tipo de enfermos como leprosos, paralíticos, cegos, surdos, pessoas perturbadas, oprimidas, desesperadas e tristes de todas as partes buscando alívio, atenção e solução. Cada um carregava seu drama, sua história, suas marcas. Imagino a barulho que eles faziam. Para muitos, o tal Nazareno era a última possibilidade, por isso era preciso andar rápido, gritar, se fazer notar, subir numa árvore, o que fosse.
Jesus quando se deparava com essas pessoas se compadecia. Não dava pra agir indiferentemente, não dava pra mandar voltar outro dia, para pensar em descanso. Servia a todos com amor. A ninguém se negou. Nunca colocou suas necessidades físicas à frente das pessoas, mas servia, servia, servia.
Ensinava, curava, pregava,alimentava, amava, ouvia,chorava, caminhava de cidade a cidade. Totalmente homem e totalmente Deus.
Esse era o seu ministério: servir em todo o tempo.
Eu poderia citar muitas ocasiões incríveis onde ele nos deu o exemplo do serviço, como quando ele recebeu a notícia que João Batista havia sido decapitado. Ele queria ir para um lugar deserto, quem sabe chorar, mas as pessoas ainda o seguiam. Quando “viu tão grande multidão, teve compaixão deles e curou os seus doentes.” Mateus 14:14. Mesmo diante da dor da morte trágica e injusta de seu primo que o havia batizado, ele escolheu servir.
Outra vez, quando estava perto de morrer, em sua última ceia com os discípulos Ele fez algo inesperado. “tirou sua capa e colocou uma toalha em volta da cintura. Depois disso, derramou água numa bacia e começou a lavar os pés dos seus discípulos, enxugando-os com a toalha que estava em sua cintura.” João 13:4-5.
Eu imagino que para os discípulos essa noite deve ter sido inesquecível como foram as suas palavras. “Eu lhes dei o exemplo para que vocês façam como eu fiz” vers. 15.
Mas para mim, a situação mais surpreendente aconteceu depois da sua ressurreição. Os discípulos decidiram pescar (João 21) e não pegaram nada a noite inteira. Quando voltaram à praia encontraram Jesus. Mesmo cansados depois de uma exaustiva e frustrada noite, atentaram para o que Ele lhes dissera: “lancem a rede do lado direito do barco”. Dito e feito! Lá estavam os peixes e mal podiam carregar tal era a quantidade! Mas não acabou ainda. Jesus, atencioso e gentil, ainda preparou o alimento e os serviu, pode? Se em algum momento eles duvidaram de que era mesmo Jesus, agora a dúvida se fora. Aquele era o Jesus que eles bem conheciam, com quem eles caminharam, conviveram e descobriram a beleza do serviço.
Se o Rei dos reis, o Senhor dos senhores, serviu com simples e nobres gestos, como cozinhar e entregar sua própria vida, quem sou eu para agir diferente? Ainda tenho muito que aprender.


Jesus, quanto mais te conheço mais te admiro, te amo e desejo parecer com você. Mais ainda, percebo que há muito a fazer. Preciso seguir seu exemplo. Servir nas pequenas e nas grandes coisas. Me doar, amar, ouvir, servir, servir, servir. Peço sua ajuda, seu toque. Não me deixe perder as oportunidades, antes peço que as multiplique. Sim, porque aprendi com você que dar é muito melhor do que receber e que não sou maior que o meu Senhor. Tu és meu amigo, meu Amado, meu Mestre e eu sou tua escrava por amor, tua serva e discípula, para sempre.

Um comentário:

  1. É,Raquel mais uma vez suas palavras foram direcionadas a mim. Estou passando por algumas provações, pois no culto senti o chamado d DEUS para poder evangelizar e pregar a palavra DELE. Mas por ser um pouco timida, to sentindo uma grande dificuldade,porem, naum posso rejeitar o chamado de DEUS!!!!!!!!!
    Suas palavras teem m ajudado mtu!!!!!! Obrigada!
    Q DEUS TE ABENÇÕE GRANDEMENTE!!!!!!!!!

    ResponderExcluir