24 de janeiro de 2010

Ester

Amo a Palavra e as histórias que ela conta. Histórias de milagres espetaculares, mas também histórias de pessoas de carne e osso como eu e você. Acho que essa, a maioria das pessoas já conhece. A história da bela jovem judia, que arrebatou o coração de um rei meio decepcionado com as mulheres.
Dessa vez não quero dar ênfase à linda história de amor entre esses dois (pelo menos vou tentar!!), mas ressaltar o aspecto espiritual para o qual ela aponta.
Espiritual?? Como assim?? O livro sequer cita o nome de Deus!!! Mas nada na bíblia é por acaso, nem tudo está explícito, e nem precisa.
A história da rainha Ester aponta para a nova aliança. Depois de descobrir a armadilha que estava sendo preparada para destruir o seu povo ela entende o porquê de ter chegado àquela posição e decide fazer algo mesmo sabendo que correria grande risco. Deixe-me explicar.
Naquela época ninguém, nem mesmo a rainha, poderia comparecer diante do Rei sem ter sido convocado sob pena de ser morto, a não ser que o rei lhe estendesse o seu cetro em sinal de misericórdia. Ou seja, ela precisava urgentemente comparecer diante do rei, receber o seu favor, mas havia uma barreira legal que os separava, e ela sabia que quebrar as regras poderia custar-lhe a vida. Então durante três dias ela se consagra, se prepara, coloca suas vestes apropriadas e aparece no pátio, na presença do Rei. Este por sua vez,
“Quando viu a rainha Ester ali no pátio, teve misericórdia dela e estendeu-lhe o cetro de outro que tinha na mão.” (Ai ai...o amor é lindo!!!!!!!) E não parou por aí não...ele ainda disse: “Que há rainha Ester? Qual é o seu pedido? Mesmo que seja a metade do reino, lhe será dado.” (5:3)
Nessas palavras percebemos que o rei não só a amava, mas estava disposto a dividir com ela o seu reino.
Ester representa a mim e a você, o rei, o Soberano Deus, e o cetro, Jesus. O amor de Deus por nós nos permite “quebrar os protocolos” e nos achegarmos a ele a qualquer momento. Para isso fomos criados, para um relacionamento íntimo com Ele. Por isso Ele nos chama de filhos, de amigos.
Podemos nos apresentar livremente diante do Rei dos reis. Ele então, olha para nós, cheio de amor e misericórdia, estende o Seu Cetro e nos recebe de braços abertos.
Eu confesso que fico triste quando vejo algumas pessoas se aproximando do Pai como se ele fosse um Rei impiedoso e ranzinza. Muitos ainda chegam à Sua presença tomados de medo, cheios de cerimônia e rituais. Mas a palavra nos mostra que somos bem-vindos à sala do trono e que podemos nos achegar a ele confiadamente.

“Assim, aproximemo-nos do trono da graça com toda confiança, a fim de recebermos misericórdia e encontrarmos graça que nos ajude no momento da necessidade.” (Hebreus 4: 16)

Portanto, hoje é o dia, esse é o momento de entrarmos na sala do trono, pelo novo e vivo Caminho, com confiança, para recebermos o favor, a graça que precisamos ou simplesmente para desfrutar da Sua maravilhosa companhia. Você é muito bem-vindo à presença do Rei!

2 comentários:

  1. Anna Raquel, já li o livro de Ester e confesso que nunca havia prestado atenção nesse detalhe!! Louvo a Deus pelo que Ele tem feito "em" e "através de" sua vida!!!! Permaneça na presença e continue sendo benção!!!!! As mensagens que você escreve são edificantes, e com certeza as espalho sempre que posso!! bjos, amiga

    ResponderExcluir
  2. Amiga, num sabia ue vc escrevia tão bem, parei pra ler esse relato da rainha Estér, pois colocarei o nome de minha filha de Hadassa, que é o nome Estér na língua judaica. Fiquie feliz em perceber a alusão que vc fez em relação a rainha Estér e a nova aliança. Parabéns! Lindo!
    Att,
    Berg

    ResponderExcluir