13 de julho de 2012

Tudo novo se fez

As coisas velhas já passaram, tudo se fez novo.

Eu sempre admirei as pessoas certinhas, boazinhas, meiguinhas. Aquelas cujo maior problema que enfrentaram na vida foi uma unha encravada. Se você se encaixa nesse perfil, parabéns!
Minha vida ao contrário dessa belezura descrita acima foi cheia de percalços!
Minha família é maravilhosa, mas está longe de ser um exemplo de família presidencial norte-americana. Tem cada figura! Isso sem contar alguns capítulos que sinceramente, olhando para trás é melhor esquecer...

Por muito tempo eu achei que o reino dos céus era dos certinhos, dos afortunados!
Achava que Deus dava mais amor e mais atenção a essas pessoas, que ele gostava mais das pessoas boazinhas, que falam mansinho e por isso que as coisas para elas eram mais fáceis. Quanta bobagem!

Seu eu tivesse atentado para a Palavra um pouquinho teria percebido meu engano logo, logo.
Os maiores heróis da bíblia não são os certinhos. Moisés matou um homem num momento de ira; Jacó era um pilantra de primeira. Suplantador até no nome, enganou o próprio pai! Pedro era temperamental e achava que podia resolver tudo no braço; Paulo era um perseguidor sanguinário de cristãos e por aí vai...
Mas estes homens tem em comum, além de um passado nebuloso, um encontro que mudou para sempre as suas histórias. Todos eles em certo momento tiveram uma experiência pessoal, palpável e extraordinária com o amor de Deus e experimentaram a partir daí uma vida nova. Jacó ganhou o nome de Israel, Moisés recebeu a missão de libertar o povo de Deus do Egito e viu o Mar Vermelho se abrir diante dos seus olhos! Pedro e Paulo tiveram encontros inesquecíveis com Jesus e se tornaram os apóstolos mais influentes e importantes da época. Ao se encontrarem com Jesus descobriram quem eles foram criados para ser. Nova vida.
É uma das minhas expressões preferidas na bíblia: “tudo se fez novo.” Tudo inclui tudo. Nada fica de fora, nada é sem jeito, nada é irreversível. Tudo pode ser refeito. Não remendado mas recriado, novo mesmo que um dia tenha perdido a cor, a forma, o perfume e a graça.
O evangelho do Reino é isso: novidade de vida, boas notícias. É alegria para os que estão tristes, amor para os desprezados, cura para os feridos e enfermos, esperança para os frustrados e refrigério para os cansados.
Há um caminho novo e vivo para você! Há um futuro de paz, uma nova história linda (não pelas mãos de homens, mas) escrita pelo dedo de Deus.