27 de abril de 2011

A maratona da fé

Ser cristão não é nada fácil. São muitos desafios. Na verdade é mais ou menos como a vida de um atleta: cheia de glórias, alegrias, mas cheia de desafios também.
Nem saberia dizer qual o maior, ou o mais importante...mas estava refletindo sobre o desafio de andar por fé. A gente ouve tanto falar nisso, já faz parte do vocabulário “crentês”, mas poucos são os experimentam viver por fé.
Não é fácil, mas uma das coisas que eu mais amo em ser cristã é que não estamos sós e contamos com a Palavra. Ela está cheia de exemplos de pessoas “loucas” que venceram, e esses exemplos alimentam a nossa fé e nos mostram que é possível crer e viver o impossível.
E não dá para falar de fé sem falar de Abraão. O título de Pai da fé não veio à toa e nem de graça.
Primeiro ele recebe de Deus a ordem de sair do lugar onde ele vivia,do meio de seus parentes e ir...pra onde??ele não sabia...mas ele tinha que ir.E não é que ele foi? Mesmo sem saber para onde ia começou a ir porque Deus havia mandado.
Ah, quase esqueço...depois da ordem veio a promessa. Uma promessa grandiosa, linda!

“Farei de você um grande povo e o abençoarei. Tornarei famoso o seu nome e você será uma benção. Abençoarei os que te abençoarem e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; e por meio de você todos os povos da Terra serão abençoados.” Gen 12:2-3


Nossa! Que promessa grandiosa né? Hoje ficamos maravilhados com a fidelidade de Deus. Vemos no exemplo de Abraão que fé funciona, que Deus não mente, nem falha, mas entre a promessa e o cumprimento existe uma maratona de fé.
Não uma corrida de 100 metros livres. Uma maratona. Começamos empolgados, com todo vigor, muita confiança, positividade e otimismo. Mas à medida que o tempo passa e a promessa não se cumpre, a gente vai ficando cansado. Muitos que começaram essa jornada conosco já desistiram, já ficaram pelo meio do caminho. Alguns decidiram tomar atalhos e se perderam. A maratona da fé é um caminho muitas vezes solitário.
Nem sinal da linha de chegada, a gente começa a se questionar: será que foi isso mesmo?tô mesmo no caminho certo? Será que aquelas pessoas que duvidaram no começo tinham razão? será que eu entendi errado? Jesus!!!!!Me ajuda!!!Estou tão cansado...já caminhei tanto mas ainda não vejo o fim...não sei como o que você me disse pode acontecer. Fala comigo...se estou mesmo no caminho certo renove as minhas forças. Me ajude a não desistir,a não ficar pelo meio do caminho como tantos ficaram. Eu sei que há uma recompensa para os que perseveram,para os que não tomam atalhos.
Eu preciso dizer que vale a pena crer e louvar a Deus enquanto aguardamos sem ver. Sacrifícios de louvor. Quando tudo diz que não, fazer como Abraão (rimou!), olhar para o céu, para as estrelas, olhar para Ele, e lembrar que ele não se engana. Ele sabe o que faz e o que diz.
Foram nove capítulos entre a promessa e o cumprimento. Foram muitos anos de espera. E mesmo velhinho, cansado ele continuava olhando para as estrelas e dando glória a Deus. Até que “na época fixada por Deus em sua promessa” (Gen 21:2) Sara engravidou.
Eu não sei qual o seu sonho, o seu desejo, qual a promessa de Deus na sua vida.Um filho, um marido(esposa), um lar, uma viagem,uma nação a ser conquistada. Mas se está baseado na Palavra, se Deus já te falou que sim, acredite, olhe para o céu. Não importa o quão improvável pareça. Os meios a gente não sabe mas o fim a gente já conhece. A linha de chegada existe, o troféu te espera e em seu auxílio está aquele que venceu tudo. Ele te ajuda, te fortalece, te alimenta e te diz: Eu te ajudo,te sustento com minha mão direita!Estou com você! Estou torcendo por você! Vamos, deixe eu segurar sua mão...você vai conseguir!Vai valer a pena!