24 de julho de 2010

Evangélica?

Hoje depois de ver o que chamo de “aberrações góspeis” na TV me entristeci. Senti-me envergonhada por de alguma forma ser rotulada de "evangélica-gospel", ao imaginar que idéia que se tem do Evangelho. Constatação básica: nem tudo que se chama de evangélico tem a ver com o evangelho do Reino. Nem todo crente crê, nem todo aquele que se diz cristão conhece Cristo.
Mas eu não estou aqui para criticar A,B ou C por fazerem isso ou aquilo ou por dizerem isso ou aquilo ou por viverem dessa ou daquela forma. Quero falar do que eu entendo de Igreja, de Evangelho e do que me faz ser uma discípula de Jesus.
Pra começar eu te pergunto: o que é Igreja para você? Esqueça as respostas prontas. Quero saber na prática, no seu dia-a-dia, na sua vida, o que significa igreja?
Infelizmente muitos nessa hora estão pensando no prédio de frequentam algumas vezes por semana, estão buscando dentro de si o seu significado e estão percebendo que, depois de descartar as respostas prontas não sobrou muita coisa.
A igreja é o Corpo de Cristo na Terra.
Parece uma resposta boba, mas essa verdade se tornou apenas uma definição com a qual somos catequizados, mas que está longe da nossa prática diária. Dizemos: vou à igreja hoje, sou da igreja tal, aquela é a igreja de fulano, e essas palavras vão consolidando um conceito distorcido do que é Igreja.
Nós somos a Igreja! E não tem a ver com ser evangélico, mas com nascer de novo. É sim! Há muita diferença! Quando perguntamos a alguém qual a sua religião, ele (a) responde prontamente: católico,evangélico, espírita ou o que seja. Mas se perguntarmos: Você já nasceu de novo? muitos, inclusive evangélicos, não saberão responder.
Nós somos o Corpo! Somos suas mãos, seus pés, sua voz nesta Terra. Mãos disponíveis para servir, dividir, doar, afagar, mãos que levantam os que estão caídos; pés disponíveis para ir onde ninguém deseja, que levam as boas novas; vozes que falam da esperança que há em Cristo, que espalham a mensagem do amor de Deus, que dizem aos que estão tristes e desiludidos que ainda há esperança, que não é tarde. Somos totalmente dependentes de Cristo que é o Cabeça e uns dos outros que são parte de nós. Logo, a minha necessidade não é só minha, a minha dor não é só minha, a minha alegria não é só minha, o meu sucesso não é só meu, mas de todo o Corpo.

Entretanto, o que os homens fazem? Dividem o corpo em grandes partes e as separam. De um lado os que crêem assim, do outro os que crêem assado. Mas ainda cortam em pedaços menores e menores até que muitas vezes nos sentimos ilhados no Corpo. O pior é que nos acostumamos com isso e sem perceber o individualismo e a indiferença engessam nossas ações. Afinal já temos tantas ocupações, ministérios, tantas bênçãos para desfrutar que meu irmão que me perdoe mas ele precisa aprender a se virar né? unidade, amor, compaixao? Nos domingos, claro. E onde fica Romanos 12:15, Mateus 20:26, Gálatas 6:2?
Como eu vou me alegrar com os que se alegram se eu não os conheço nem sei porque estão alegres? Como vou chorar com os que choram se eu nem sei se choram ou porque choram? Como servir o meu irmão se não sei do que ele precisa?
Investimos o nosso tempo, os nossos recursos, o nosso suor em tantas coisas a serviço do reino dos homens que negligenciamos o Reino de Deus que é composto por vidas.
Igreja não é um clube nem uma placa pendurada numa bela faixada.
Igreja são vidas, e é nelas que precisamos investir prioritariamente o nosso tempo, o nosso suor, o nosso dinheiro. Precisamos olhar mais para a Palavra. Não apenas o que nos interessa o que nos consola, o que vem a nós como benefício, mas o que nos custa algo, o que precisa ser doado de nós e por nós. Como eu sou feliz pela igreja de Jesus na Terra. Igreja que é uma só, que está viva,indivisível,que anda no amor, que exala o perfume inconfundível de Cristo,que por Ele é aperfeiçoada que tem apenas um Senhor, Um Dono, uma Bandeira. Onde ela esta? Dentro de nós.