31 de março de 2010

coelho + ovo + peixe = Páscoa?

Estamos na semana da páscoa. Pra falar a verdade eu estava tão empolgada com os preparativos para o feriadão, com o descanso, que me perdi nesses dias e nem estava me lembrando do seu real sentido.
Coelhos e ovos de chocolates à parte, a páscoa é (ou deveria ser) em minha opinião a festa mais importante para os cristãos. Mas como a gente já sabe os costumes, as tradições que a gente nem sabe direito de onde vem nem que propósito tem acabam roubando toda cena. Duvida? Então me responda quantas vezes você pensou em comprar ou ganhar um ovo de chocolate, ou se policiou no cardápio para não cometer o sacrilégio de comer carne? Normal... Comigo foi mais ou menos assim também.
Mas chega!! Hoje eu quero parar tudo e celebrar a vida de Jesus. Por amor às pessoas, àqueles que Ele criou, se despiu de sua glória e viveu entre nós, como um de nós. (Filp 2:7) Esvaziou-se de si mesmo, sentiu fome, frio, solidão, provou do desprezo, da hipocrisia e da maldade humana. Foi rejeitado pelos seus, desacreditado, traído, humilhado, cuspido, espancado, rasgado e morto para que fôssemos trazidos de volta à comunhão com o Pai. Ele não precisava passar por nada disso. Ele era Deus, mas movido de amor se entregou. E o melhor de tudo é que hoje quando olha para o fruto do seu trabalho (nós) Ele sorri e fica satisfeito (Is 53:11). Você acredita?
Perdoe-me, eu não entendo o porquê disso tudo. Eu não entendo que amor é esse. As palavras que ecoam dentro de mim são: “por que? como posso pagar? Como retribuir? Não tenho nada para te oferecer, nada que possa te impressionar... você é dono de tudo! Você fez tudo!” Me sinto constrangida...porque eu sei que não merecia. Sou profunda e eternamente grata a Ele.
Mas não parou por aí não! Ele ressuscitou ao terceiro dia, lindo, vitorioso e está hoje à direita do Pai.
Páscoa para mim é isso, Jesus ressurreto, Triunfante, completamente bem sucedido no seu propósito, soberanamente Exaltado, Absoluto, Majestoso.O mesmo que escolheu me amar ainda que tendo que pagar caro por isso.
Dá pra pensar em coelho, chocolate e bacalhau depois disso?

22 de março de 2010

A pérola de grande valor

Encontrando uma pérola de grande valor, foi, vendeu tudo o que tinha e a comprou.
MT 44:46

Qual é a sua pérola? Todos nós temos uma ou várias. Sonhos, objetivo, pessoas, e até mesmo objetos que amamos ou desejamos muito.
Algumas já estão conosco, guardadinhas em um lugar bem especial do nosso coração. Gostamos de olhar para ela, cuidamos dela. É tão linda, tão preciosa. Foi adquirida com esforço, não veio de graça não...
Outras ainda estão distantes da nossa realidade. Sonhamos com elas, suspiramos quando imaginamos tê-las em nossas mãos, corremos, corremos e corremos todos os dias com o firme objetivo de possuí-las. Por elas suamos, perdemos o sono; algumas nos renderam rugas ou até cabelos brancos.
O fato é que amamos e nos dedicamos aos nossos tesouros e não há nada de mal nisso. Saber reconhecer as bênçãos do Senhor, saber valorizar e desfrutar daquilo que as nossas mãos alcançaram com muito empenho é ótimo.
Mas sabe onde mora o perigo? Quando essas coisas ou pessoas se tornam tão importantes para nós que começamos a achar que sem elas a nossa vida não teria sentido. Começamos a viver por elas e para elas, começamos a dar a elas um valor excessivo. E o pior, colocamos em segundo plano a Pérola de grande valor.
Sabe, eu tenho metas, desejos, coisas e pessoas que são muito importantes para mim. Eu sou muito feliz em tê-las e não gostaria de abrir mão delas,mas essas coisas não podem ocupar o lugar principal em meu coração, nem podem me tomar todo o meu tempo e energia. O trono da minha vida pertence a Jesus. Ele tem a preeminência. Conhecê-lo, ser sua amiga íntima, ouvi-lo e servi-lo é a minha prioridade. É por ele que eu acordo todos os dias, que me levanto, que respiro, que me movo e é somente para ele que eu entrego todas as minhas pérolas.
Quando desejo algo desesperadamente, uma luz vermelha acende dentro de mim e me lembra que nada e ninguém é tão urgente e essencial assim. Logo me dou conta de que é hora de entregar mais uma pérola nas mãos do Senhor. De abrir mão daquilo que é tão ansiado para ter de volta o Bem mais valioso de todos.
Você estaria disposto a abrir mão dos seus tesouros por amor a Jesus? Não que ele tenha interesse em te tirar tudo, mas Ele quer saber onde está o seu coração.
Jesus, tu és a única pessoa sem a qual eu não posso viver. És tudo para mim. Me perdoe por muitas vezes querer dividir com outras coisas e pessoas o lugar que é só teu. Por ti abro mão daquilo que é tão importante para mim, da minha pérola preciosa, porque sei que tu és A Pérola de grande valor. Em tuas mãos entrego as minhas aspirações, mesmo aquelas mais secretas porque todas as minhas fontes estão em ti.Tu és suficiente a mim. Somente por ti e para ti quero viver, suspirar, correr, empenhar minhas forças e dedicar todos os meus dias.

15 de março de 2010

Até quando?

“Samuel, até quando você vai se entristecer por causa de Saul?”
I Samuel 16:1

Essa pergunta ecoou em meu coração dias atrás. A princípio eu não entendi direito o que ela queria dizer, mas o Espírito Santo me trouxe a clareza que eu precisava.
Atendendo ao pedido do povo de Israel, que queria um rei de carne e osso custasse o que custasse, Samuel é enviado para ungir Saul.
Pois é, a história de Saul tinha tudo para ser um exemplo de sucesso. O primeiro rei,muito desejado pelo povo, escolhido por Deus, bonitão... Entretanto, não é essa a lembrança que se tem dele hoje, mas de um rei atrapalhado, precipitado, inconseqüente e tolo. Fez tudo errado. De oferecer sacrifícios sem autorização, a consultar uma feiticeira.
A ansiedade de Saul lhe custou a unção de Deus que estava sobre ele, que garantia a perpetuação do seu trono e que significava vitória sobre os inimigos. Ele não era mais o mesmo. Não profetizava mais, não realizava grandes feitos em suas batalhas. O seu reinado perdeu o brilho e ele se tornou um homem oprimido, inseguro e fraco.
Mesmo confiando e amando o Senhor, Samuel se entristeceu por Saul. Imagino Samuel olhando para trás, se lembrando de quando o conhecera, de como era imponente e belo, e se perguntando: “será que eu fiz algo errado?, será que eu não o instruí direito? ”.
Deus já havia rejeitado Saul como rei, já olhava para Davi cuidando das ovelhas de seu pai, tocando sua harpa, mas Samuel ainda estava preso ao passado. Ainda se lamentava pelo que havia acontecido até que o Senhor lhe pergunta: “até quando?”.
O mesmo acontece conosco muitas vezes não é mesmo? Mesmo sabendo que não há nada a ser feito pelo que passou continuamos remoendo, nos entristecendo pelos nossos “Sauls”.
Mas essa é a palavra de Deus para nós hoje. Não é mais tempo de olhar para trás, de lamentar, de se culpar ou de imaginar como poderia ter sido. E preste atenção: não há ninguém que possa frustrar os planos de Deus porque Ele não depende de ninguém para efetuá-los. Saul fracassou, mas os propósitos de Deus se mantiveram, e Ele encontrou em Davi alguém disposto a realizá-los. Por isso alegre-se! A Terra ainda gira e a vida continua graças a Deus! Nele temos a certeza de um futuro de paz onde as coisas velhas se tornam insignificantes diante das novas! Chega de lastimar por Saul e pelo seu insucesso. O Senhor está levantando Davi e com ele um novo tempo,um novo reinado, muito superior. De um rei imaturo e rebelde para um homem segundo o Seu coração.